Buscar
  • Daniela Martins

Quais são os melhores materiais para fazer você mesmo a sua máscara?


Com as máscaras esgotadas durante o surto de coronavírus, muitas pessoas terão que se contentar com o que alguns cientistas chamam de "o último recurso": a máscara caseira, feita pela própria pessoa.

Dados mostram que esses tipos de máscara caseira são eficazes na captura de vírus. Mas se somos forçados a fazer nossa própria máscara, que material é mais adequado para isso? À medida que o coronavírus se espalhava pela China, os internautas relataram fazer máscaras com papel de seda, toalhas de cozinha, tecidos de algodão e até laranjas!

Os melhores materiais para confecção de máscara caseira

Pesquisadores da Universidade de Cambridge testaram uma ampla gama de materiais domésticos para máscaras caseiras. Para medir a eficácia, eles dispararam as bactérias Bacillus atrophaeus (0,93-1,25 mícrons) e o vírus Bacteriophage MS (tamanho de 0,023 mícrons) em diferentes materiais domésticos.

Eles mediram qual porcentagem os materiais poderiam capturar e os compararam com a máscara cirúrgica mais comum.


Não surpreendentemente, a máscara cirúrgica apresentou melhor desempenho, capturando 97% das bactérias de 1 mícron. No entanto, cada material filtrou pelo menos 50% das partículas. Os melhores desempenhos foram o saco do aspirador de pó (95%), o pano de prato (83%), o tecido de algodão (74%) e a camiseta 100% de algodão (69%).

Máscaras Caseiras vs. Vírus

O teste usou bactérias com 1 mícron de largura, mas o coronavírus é apenas 0,1 mícrons - dez vezes menor. As máscaras caseiras podem capturar partículas menores de vírus? Para responder a essa pergunta, os cientistas testaram partículas de Bacteriófago MS2 de 0,02 mícron (5 vezes menores que o coronavírus).

Em média, as máscaras caseiras capturaram 7% menos partículas de vírus do que as partículas maiores de bactérias. No entanto, todos os materiais caseiros conseguiram capturar 50% das partículas virais ou mais (com exceção do lenço em 49%).

As máscaras DIY de duas camadas são mais eficazes?

Se o problema for a eficácia da filtragem, as máscaras funcionariam melhor se dobrássemos com duas camadas de tecido? Os cientistas testaram partículas do tamanho de vírus em versões de duas camadas do pano de prato, fronha e tecidos 100% algodão.


No geral, as camadas duplas não ajudaram muito. A fronha de dupla camada capturou 1% a mais de partículas e a camisa de dupla camada capturou apenas 2% a mais de partículas. No entanto, a camada extra de pano de prato aumentou o desempenho em 14%. Esse impulso tornou o pano de prato tão eficaz quanto a máscara cirúrgica.

Analisando os dados, o pano de prato e o saco do aspirador foram os materiais com melhor desempenho. No entanto, os pesquisadores não os escolheram como os melhores materiais para máscaras caseiras. Em vez disso, eles concluíram que a fronha e a camiseta 100% algodão são os melhores materiais. Por quê?

A importância da respirabilidade da máscara caseira

A resposta está na respirabilidade. O quão fácil é respirar através da sua máscara é um fator importante que afetará o quão confortável ela é. E conforto não é apenas um luxo. O conforto influenciará quanto tempo você pode usar sua máscara.

Felizmente, além da eficácia das partículas, os pesquisadores testaram a queda de pressão em cada tipo de tecido. Isso nos dá uma boa indicação de como é fácil respirar através de cada material. Como referência, eles compararam a respirabilidade de cada material da máscara caseira com a máscara cirúrgica.


Embora o pano de prato e o saco do aspirador capturassem o máximo de partículas, elas também eram as mais difíceis de respirar. Com duas camadas, o pano de prato era duas vezes mais difícil de respirar do que a máscara cirúrgica. Por outro lado, a fronha, a camiseta, o cachecol e o linho eram mais fáceis de respirar do que a máscara cirúrgica.

Pesquisadores escolhem o melhor material de máscara caseira

Com base na captura de partículas e respirabilidade, os pesquisadores concluíram que camisetas de algodão e fronhas são as melhores opções para máscaras caseiras.

Existem outros materiais que podemos usar? Os pesquisadores de Cambridge deixaram de fora um material comum: toalha de papel. Testamos como as máscaras de papel toalha capturam partículas submicrônicas.

Fazendo sua própria máscara com materiais domésticos

Conclusão: Os dados de teste mostram que as melhores opções para máscaras caseiras são camisetas de algodão, fronhas ou outros materiais de algodão.

Esses materiais filtram aproximadamente 50% de partículas de 0,2 mícron, de tamanho semelhante ao coronavírus. Eles também são tão fáceis de respirar quanto as máscaras cirúrgicas, o que os torna mais confortáveis ​​o suficiente para usar por várias horas.

Dobrar as camadas de material da sua máscara aumenta muito a eficácia da filtragem, mas torna a máscara muito mais difícil de respirar.

A matéria original pode ser lida aqui: https://smartairfilters.com/en/blog/best-materials-make-diy-face-mask-virus/

1 visualização

© 2020 por DBM Assessoria.